sábado, 4 de maio de 2013

17:58 - No comments

Telefonia Celular, Ubiquidade e Transumanismo


Palestra com Marcelo Fernandes Pereira


                                                                                          
A palestra se iniciou contando a história de dois homens importantes na história da telefonia celular, Paul e Joseph Galvin, criadores da Galvin Manufacturing Corporation, que desde sua fundação em 1928, possui o objetivo de fazer com que a eletrônica ajudasse a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Na década de 30, o nome da empresa é mudado para Motorola e o primeiro sucesso acontece com a criação do rádio comercial para carros. Seguido pelo “Police Cruiser Receiver” (1936), um rádio AM ajustado para apenas uma frequência, utilizado pela polícia. Em 1940, a Motorola lança seu primeiro rádio portátil bidirecional, fabricado para uso do Exército dos EUA. Com os produtos mencionados, a Motorola começa a moldar o conceito de celular. O “Radiotelefone Automotivo” (1946) mostrou a todos da época que era possível a utilização do rádio na comunicação. O “Transistor” (1955) e o “Pager (1955) apresentaram portabilidade a telecomunicação.



Alguns dos principais acontecimentos da empresa entre os anos 20 e 60
1928: Fundação da Empresa
Em 25 de setembro de 1928, Paul V. Galvin e seu irmão, Joseph, incorporaram a empresa fundadora da Motorola, a Galvin Manufacturing Corporation, em Chicago.
1928: Eliminador de pilhas
O primeiro produto fabricado pela Galvin Manufacturing Corporation foi um eliminador de pilhas em 1928. O dispositivo permitia que os rádios a pilha funcionassem conectados à corrente elétrica residencial padrão.
1930: Primeiro rádio automotivo da marca Motorola
Em 1930, a Galvin Manufacturing Corporation lançou o rádio Motorola, um dos primeiros rádios automotivos de sucesso comercial. O fundador da empresa, Paul V. Galvin, criou o nome da marca do rádio automotivo da Motorola, unindo as palavras “motor” (em alusão a movimento) e “ola” (como referência a som, como em vitrola, por exemplo). Dessa forma, a marca Motorola remetia à  idéia de som em movimento.
1936: Receptor de rádio patrulha da polícia
Em 1936, a Galvin Manufacturing Corporation lançou o receptor de rádio patrulha Motorola Police Cruiser, rádio automotivo unidirecional projetado para receber transmissões da polícia. O resistente rádio era sintonizado em freqüência única especificada pelo cliente.
1940: Rádio Handie-Talkie SCR536
Em 1940, os engenheiros da Galvin Manufacturing Corporation (posteriormente Motorola) desenvolveram o rádio AM portátil bidirecional Handie-Talkie SCR536. Este rádio portátil tornou-se um ícone das frentes de batalha na 2ª Guerra Mundial.
1941: Primeiro sistema de rádio FM bidirecional comercializado da Motorola
A Galvin Manufacturing Corporation lançou a sua primeira linha comercial de sistemas e equipamentos de rádio FM veicular bidirecional da Motorola em 1941. O primeiro sistema FM da Motorola foi instalado na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
1943: Primeiro rádio FM bidirecional portátil do mundo
Em 1943, a Galvin Manufacturing Corporation (posteriormente Motorola) desenvolveu o primeiro rádio FM bidirecional portátil do mundo, o modelo de bolsa SCR300, para o Departamento de Comunicação do Exército Norte-Americano. Pesando 15,9 quilos, o rádio “walkie-talkie” tinha alcance de 16 a 32 quilômetros.
1946: Rádiotelefone automotivo
Em 2 de outubro de 1946, os equipamentos de comunicação da Motorola transmitiram as primeiras ligações no novo serviço de radiotelefonia automotiva da Illinois Bell Telephone Company, em Chicago.
1947: mudança da razão social
A Galvin Manufacturing Corporation passou a se chamar Motorola, Inc.
1955: Primeiro transistor de alta potência do mercado
O transistor de germânio da Motorola, lançado em 1955 para rádios automotivos, foi o primeiro transistor de alta potência comercializado no mundo. Foi também o primeiro semicondutor de produção em massa da Motorola.
1958: Rádio bidirecional veicular Motrac
Em 1958, a Motorola lançou o rádio Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia totalmente transistorizados. Seu baixo consumo de energia permitia que o rádio funcionasse sem precisar ligar o motor do veículo.

Martin Cooper fez a primeira chamada com um protótipo de telefone celular em 1973.


A história do telefone celular e da Motorola é interessante por demonstrar a evolução da tecnologia, as limitações da época e a superação do homem para dar um passa mais a frente. O celular, que hoje é quase um item indispensável na sociedade em que vivemos, em outra época nem existia. Podemos refletir também sobre o impacto que a tecnologia causa em nossos hábitos do cotidiano e como os objetos vão se adequando ao tempo, evoluindo e sendo modificados. A própria tela Touch screen que não é mais novidade, era há algum tempo atrás.


Gerações de Celulares

  • 1G - Sistemas analógicos como o AMPS, oferece apenas serviço de comunicação de voz.
  • 2G - A segunda geração de telefonia celular é digital, incluindo serviços como transferência de dados, criptografia, melhor qualidade de voz e maior durabilidade da bateria.
  • 2,5G - Tecnologia intermediária entre 2G e 3G. O 2,5G é orientado a pacotes (ao contrário do 2G, que é orientado a conexão). Isso permite serviços conectados 24h por dia.
  • 3G - São celulares que possuem uma alta velocidade de conexão (banda larga) permitindo transmissão de vídeos, sons e imagens.


-----------------------------------------------------------------------



Ubiquidade Computacional


Ubiquidade = Propriedade ou estado do que é ubíquo. Do que está ao mesmo tempo em toda parte; onipresença.




- Era dos Mainframes*: entre as décadas de 40 e 70
- Era da Computação Pessoal
- Era da Computação Ubíqua**


* Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações
** Exemplo de Ubiquidade Computacional: Computação em Nuvem



Singularidade Tecnológica




É a denominação dada a um evento histórico previsto para o futuro, no qual a humanidade atravessará um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo.

Na aula, o tema foi abordado citando a evolução cada vez mais rápida da tecnologia e o que esta pode se transformar no futuro.
A lei de Moore diz que o desempenho do chip de computador vai dobrar a cada 18 a 24 meses, de alguma forma ou de outra, mas poucos refletem sobre as implicações disto. Se assumirmos que as tendências atuais vão continuar, podemos extrapolar algumas previsões difíceis:

  • 2020 - Um computador pessoal com o poder de processamento do cérebro humano estará em existência
  • 2045 - Um computador pessoal com o poder de processamento de todos os cérebros humanos no planeta estará em existência

O inventor e futurista Ray Kurzweil postulou que em algum momento no futuro, uma "singularidade" tecnológica irá ocorrer, semelhante à singularidade no centro de um buraco negro previsto pela física. Este é o ponto no qual o progresso tecnológico, se representado num gráfico, torna-se essencialmente uma linha vertical.

Kurzweil prevê que uma vez que um computador seja criado com o poder de processamento do cérebro humano (o hardware do cérebro), é possível programar o computador para pensar como fazemos, replicando a rede neural em nossos próprios cérebros para o circuito do computador (o software do cérebro).

O que eu aprendi? A singularidade tecnológica é um tema extremamente interessante e deveras fiosófico. Podemos refletir sobre esta teoria imaginando o passado, presente e futuro e o quanto os avanços tecnológicos afetaram, afetam e irão afetar a nossa sociedade daqui a alguns anos.



Fontes e Pesquisas:



0 comentários:

Postar um comentário